Pará inicia nesta quinta-feira campanha de multivacinação

O Pará inicia nesta quinta-feira (10) a Campanha Nacional de Multivacinação. A informação foi confirmada pela ministra da Saúde, Nísia Trindade, durante audiência pública na Comissão de Fiscalização Financeira e Controle da Câmara dos Deputados.  O objetivo é ampliar a cobertura vacinal entre crianças e adolescentes menores de 15 anos. 

“Olharemos o Brasil nas suas diferenças regionais, que não devem ser vistas só pelo ângulo da desigualdade, mas também devem ser vistas pelo ângulo da diversidade, inclusive climática, que fez com que nós antecipássemos a vacinação para a região amazônica de forma inédita. Isso nunca tinha sido feito antes.” 

Brasília (DF) 09/08/2023 Ministra da Saúde, Nísia Trindade, durante audiência pública na comissão de Fiscalização Financeira e Controle da Câmara. Foto Lula Marques/ Agência Brasil

Ministra da Saúde, Nísia Trindade, durante audiência pública na comissão de Fiscalização Financeira e Controle da Câmara. Foto – Lula Marques/ Agência Brasil

A ministra disse que a pasta quer avançar na agenda de reconhecer as diferenças do Brasil, “que eu também tenho o prazer de ter estudado em profundidade ao longo da minha carreira como pesquisadora”. 

Além das vacinas para crianças e adolescentes, a campanha vai disponibilizar, para adultos, imunizantes contra hepatite B, influenza e dupla adulto (difteria e tétano). Ao todo, 144 municípios paraenses foram mobilizados pela secretaria de saúde para aumentar a adesão do público-alvo às doses ofertadas. 

A campanha vai até 26 de agosto, com o Dia D previsto para 19 de agosto, um sábado. Nesse dia, o número de postos de vacinação e o efetivo de profissionais envolvidos serão ampliados. Durante o período da campanha, as chamadas Usinas da Paz, complexos de serviços públicos geridos pelo estado, também terão postos de imunização. 

, Paula Laboissière – Repórter da Agência Brasil

Fonte: Agencia Brasil