Apex promove eventos virtuais para aumentar exportações em São Paulo

Inscrições do Encceja de pessoas privadas de liberdade terminam hoje

Terminam nesta sexta-feira (4) as inscrições para o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos para Pessoas Privadas de Liberdade ou sob medida socioeducativa que inclua a privação de liberdade (Encceja PPL) de 2023.  

A inscrição pode ser feita pelo responsável pedagógico do candidato por meio do Sistema Encceja PPL. O responsável deve indicar também até esta sexta-feira a necessidade de atendimento especial ou de tratamento por nome social.  

A aplicação das provas será nos dias 17 e 18 de outubro. São quatro provas objetivas, por nível de ensino, nas áreas de: ciências da natureza e suas tecnologias; matemática e suas tecnologias; linguagens, códigos e suas tecnologias; redação; e ciências humanas e suas tecnologias.  

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pela prova, destaca que o Encceja para pessoas privadas de liberdade tem o mesmo nível de dificuldade das provas do Encceja regular. “A única diferença está na aplicação, que ocorre dentro de unidades prisionais e socioeducativas”, explica o instituto.  

Também termina nesta sexta-feira (4) o prazo para os órgãos de administração prisional e socioeducativa interessados em aplicar o exame indicarem os locais e os responsáveis pedagógicos. As indicações devem ser feitas por ofício para o Inep.  

Criado em 2022, o Encceja oferece a possibilidade para jovens e adultos que não concluíram o Ensino Médio ou Ensino Fundamental na idade regular adquirirem certificado que comprove suas competências e habilidades, nivelando esses jovens e adultos às pessoas que concluíram o Ensino Médio ou Fundamental. 

Mais informações sobre o Encceja PPL 2023 podem ser encontradas no edital do exame

, Lucas Pordeus León – Repórter da Rádio Nacional

Fonte: Agencia Brasil