Crianças de CMEIs de Goiânia recebem concertos de música clássica

Crianças de CMEIs de Goiânia recebem concertos de música clássica

As crianças que integram os centros municipais de Educação Infantil (CMEIs) de Goiânia terão a oportunidade, a partir desta segunda-feira (12), de ter contato de perto com a música clássica. Com repertório inteiramente inspirado no cancioneiro infantil brasileiro, os concertos estão programados até terça-feira (13).

A iniciativa faz parte de projeto educacional para levar desenvolvimento por meio da música, e inclui ações de capacitação dos profissionais voltados à educação e desenvolvimento humano.

O projeto Concertante vem ocorrendo há três anos no Rio de Janeiro e chegou à capital do estado de Goiás, com palestras e concertos. Em dois dias, quatro CMEIs irão receber capacitações e concertos musicais voltadas para crianças até 6 anos. Os principais objetivos do projeto são proporcionar a crianças da primeira infância novas formas de ouvir, ver e sentir a música, ampliar a escuta, valorizar o silêncio, perceber o diálogo entre os instrumentos, além de observar, perceber e escutar a música a partir de outros ângulos.

“Através da sensibilização da música, a criança pode trabalhar a sua expressão criadora, pode trabalhar a sua identidade, a sua cultura, e pode, principalmente, se expressar ou trabalhar a sua escuta do mundo, compreender a paisagem sonora que a gente vive, interferir nessa paisagem sonora, e, principalmente, extravasar toda arte que tem dentro dela”, disse Adriana Rodrigues, que é doutora em música, professora do Conservatório Brasileiro de Música do Centro Universitário do Rio de Janeiro e da UniRio. Ela também é presidente do Foro Latino Americano de Educácion Musical.

A programação prevê também a apresentação do Palhaço Adamastor, interpretado pelo ator Guilherme Miranda. Longe da formalidade, a apresentação não será feita em palco, mas em meio a uma roda de crianças para gerar a proximidade e a interação com a música. Muito além da diversão, o objetivo do projeto é tornar a musicalidade um instrumento presente na educação das crianças da primeira infância, disse a musicista Adriana Rodrigues, coordenadora técnica e musical do projeto.

O projeto visa também proporcionar experiência com a música, na formação dos profissionais que atuam nos CMEIs. Serão capacitações abertas aos pais, acompanhantes, professores e cuidadores. Para contribuir com a formação acadêmica, estudantes de cursos voltados à música da Universidade Federal de Goiás tiveram a oportunidade de se candidatar a monitores dos concertos.

Os encontros ocorrerão nos CMEIs: Jardim América, Evangelina, Minervina e Goiânia Viva. Cada unidade receberá um concerto com um quarteto de músicos profissionais: a cantora soprano Ana Flávia Albuquerque; Kamilla Couto (flauta) e Ana Claudia Nunes (Violoncelo) e o maestro Marcos Vinícius Vianna.

Programação dos eventos:

1 – Concerto no CMEI Jd. América:

Data/horário: 12/09/2022, das 9h às 10h.

Local: CMEI Jd. América. Rua C-145, esquina com praça C-164, Jardim América, Goiânia

2 – Concerto no CME Evangelina:

Data/horário: 12/09/2022, das 15h30 às 16h30.

Local: CMEI Evangelina. Estr. 115, número 316 – Chácaras Recreio São Joaquim, Goiânia

3 – Concerto no CMEI Minervina:

Data/horário: 13/09/2022, das 8h30 às 9h30.

Local: CMEI Minervina. Rua Sr.38, St. Recanto das Minas Gerais, Goiânia

4 – Concerto no CMEI Goiânia Viva:

Data/horário: 13/09/2022, das 16h às 17h.

Local: CMEI Goiânia Viva. Rua Gv23, esquina com a Gv22, Residencial Goiânia Viva, Goiânia

, Agência Brasil

Fonte: Agencia Brasil